A PESQUISA E O CURSO DE HISTÓRIA - UFTM
- Laís Pereira
- 13 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de ago. de 2020

A História é uma ciência. Tal premissa é mostrada pelo historiador medievalista Marc Bloch em seu livro Apologia da História (2001), ao apresentar o caráter científico historiográfico, da ética e do método crítico empregado no ofício do historiador. Nessa perspectiva, faz-se necessário destacarmos a importância da pesquisa, não apenas para a produção de um material científico, mas, levando em consideração também os seus impactos para o desenvolvimento da sociedade.
Nas Ciências Humanas, por exemplo, a pesquisa é o meio no qual resgatamos e refletimos sobre nossa memória coletiva, sendo o historiador um dos principais medidores deste material, seja nos centros acadêmicos ou fora deles. No âmbito acadêmico é válido salientar a importância da formação do discente para além do cotidiano da sala de aula, tendo em vista a ampliação e o enriquecimento da sua formação a partir de atividades complementares como a participação em grupos de pesquisa e eventos científicos, a leitura de obras de interesse, dentre outros.
O conhecimento científico historiográfico, nesse sentido, passa a ser construído por meio de investigação e de rigor metodológico. Aqui, refletimos sobre o pensamento de Severino, que mostra as três dimensões da pesquisa na Universidade:
De um lado, tem uma dimensão epistemológica: a perspectiva do conhecimento. Só se conhece construindo o saber, ou seja, praticando a significação dos objetos [...] assume ainda uma dimensão pedagógica: a perspectiva decorrente de sua relação com a aprendizagem. Ela é mediação necessária e eficaz para o processo de ensino/aprendizagem. Só se aprende e só se ensina pela efetiva prática da pesquisa. Mas ela tem ainda uma dimensão social: a perspectiva da extensão [...]. (SEVERINO, 2007, p. 26).
Podemos inferir, portanto, que a pesquisa assume papel importante no aprimoramento e na prática da construção do conhecimento, tanto para o docente quanto para o discente.
Desse modo, o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro evidencia o desenvolvimento e integração com os demais cursos nas áreas de ensino e pesquisa no campo das humanidades:
A implementação de Laboratórios de História, bem como o trabalho interdisciplinar a partir de eixos e unidades temáticas, constituirá um espaço para a formação de grupos de estudo e pesquisa, a fim de criar um ambiente de fomento às iniciativas, aos estudos e às atividades científicas em diferentes áreas do conhecimento. (UFTM, 2010, p. 29).
Sendo assim, as ações do Laboratório de Ensino de História e Estágio Supervisionado da UFTM (LEHES) implicam na divulgação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), projetos de iniciação científica, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Programa de Residência Pedagógica, Programa de Educação Tutorial (PET-História). Além disso, compartilhar também as produções científicas de docentes vinculados ao laboratório.
Nesse contexto, sintetizamos que a pesquisa é, para além de sua contribuição na sociedade, uma ferramenta auxiliadora no aprimoramento do conhecimento e suas extensões, englobando, no quesito universitário, as realizações implicadas no parágrafo anterior. Posto isto, introduzimos neste espaço a divulgação de ações que abordam a pesquisa desenvolvida no curso. Acompanhe-nos nessa jornada!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BLOCH, Marc. Apologia a História, ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo, SP: Cortez, 2007.
UFTM.Projeto Pedagógico Curso de Graduação em História – Licenciatura. Uberaba: UFTM, 2010.
LEIA TAMBÉM ENSINO DE HISTÓRIA E O CURSO DE HISTÓRIA-UFTM
Comments